POR QUE MINHAS CANELAS DOEM QUANDO CORRO?

Se você for um corredor afiado, saberá que não há nada pior do que uma lesão dolorosa que o impede de correr. Muitas pessoas descobrem que, depois de correr por um tempo, começam a sentir dor descendo pelas canelas ao correr. Isso provavelmente se deve a dores nas canelas, também conhecidas como “síndrome de estresse tibial medial”. As dores nas canelas são uma das causas mais comuns de dor na canela e podem prejudicar o seu humor e interromper a rotina de corrida no pior momento possível.

A dor da canela pode ser um pesadelo, mas estamos aqui para ajudá-lo a controlar a dor na canela e curar a parte inferior da perna o mais rápido possível. Abaixo, você encontrará uma explicação do que está acontecendo com sua dor na canela, bem como métodos que você pode usar para ajudar suas pernas a se recuperarem o mais rápido possível, e algumas orientações sobre como evitar que dores nas canelas se repitam no futuro. Portanto, se você está lutando com dores nas pernas e preocupado com o que fazer a respeito, leia abaixo para descobrir mais sobre os problemas que causam dores nas canelas e como se livrar da dor nas canelas.

 

O QUE SÃO DORES NAS CANELAS?

Existem alguns tipos diferentes de lesão que geralmente são chamados de “tala na canela”. Na maioria dos casos, porém, o termo se refere a uma lesão por uso excessivo causada por um grande número de pequenas lacerações nos músculos da canela. Geralmente, esse é um problema que ocorre quando você usa tênis de corrida gastos ou outros que não oferecem muito amortecimento.

Os corredores iniciantes são o grupo que mais frequentemente sofre dores nas canelas, já que os músculos das pernas (especialmente na parte inferior das pernas) são novos na experiência e ainda não tiveram o estresse necessário para endurecer. No entanto, corredores experientes também podem sofrer dores nas canelas, principalmente ao correr após um período de inatividade devido a uma lesão ou ao usar sapatos velhos . Este grupo está particularmente sob risco de sofrer de dores nas canelas, pois muitas vezes eles tentam voltar a correr muito rápido e aumentar sua quilometragem muito rápido, muito cedo, causando lesões na perna ou nos joelhos, como dores nas canelas.

A dor que você sente com as dores nas canelas é uma dor persistente e persistente que se concentra na parte frontal da perna. A dor geralmente é pior durante e após períodos de exercício ou quando você aplica pressão na área ao redor da tíbia.

 

CAUSAS DE DORES NAS CANELAS

Existem alguns problemas diferentes e lesões ao correr que causam dores nas canelas e inchaço, todos os quais podem ser igualmente irritantes, mas todos são gerenciados e tratados de maneiras diferentes. Todas as formas tornam impossível correr sem dor e, muitas vezes, impossível, mas alguns deles podem ser mais fáceis de lidar do que outros.

A medicina esportiva geralmente evita o uso do termo “caneleiras” devido a essa variedade de lesões por corrida. Esses são os problemas médicos mais comuns que são chamados de “dores nas canelas”.

 

PROBLEMAS DE TENSÃO MUSCULAR

O problema mais comum por trás das dores nas canelas é a tensão, o inchaço e os danos aos músculos da canela, também conhecidos como “síndrome de estresse tibial medial”. Essa lesão ocorre quando você pressiona demais os grupos de músculos que controlam a postura do pé quando você dá um passo. Esses músculos são o tibial posterior e o tibial anterior, dando origem ao nome dessa lesão na perna. A maioria das lesões nos músculos é causada por eles serem muito fracos ou curtos para suportar o esforço, de modo que, à medida que o esforço aumenta, o músculo começa a se romper.

 

FRATURAS POR ESTRESSE

As fraturas por estresse são um tipo de lesão muito comum nas canelas. Essa é outra lesão por uso excessivo, neste caso, causada quando os músculos das canelas ficam muito cansados ​​para absorver adequadamente o choque da corrida. Quando isso acontece, a tensão é transferida para os ossos, o que pode levar a pequenas rachaduras. Isso é particularmente comum em pessoas que correm em superfícies duras, pois causam mais choque de impacto.

As fraturas por estresse são muito mais difíceis de curar do que uma tala muscular, e é importante saber com que tipo de problema você está lidando. Quanto mais você correr com uma perna fraturada (principalmente em superfícies duras), pior ficará a dor, e isso pode levar a problemas muito mais sérios. Se você suspeitar que pode ter uma fratura por estresse, consulte um médico e faça um raio-x o mais rápido possível.

Se as dores nas canelas são, na verdade, uma fratura por estresse, você vai precisar esperar algum tempo para correr. Normalmente, isso leva cerca de quatro a seis semanas, embora isso possa variar dependendo da gravidade do seu problema.

 

SÍNDROME DO COMPARTIMENTO DE ESFORÇO (ECS)

A Síndrome do Compartimento de Esforço é um tipo de lesão muito mais raro do que qualquer um dos dois acima e pode ocorrer em qualquer parte da perna. Esta é uma condição caracterizada por uma sensação de aperto na canela que piora durante qualquer exercício – sejam atividades de alto impacto ou exercícios de baixo impacto. Isso pode ser extremamente doloroso durante o exercício, mas muito raramente perceptível fora dos períodos de exercício. Nem todos os corredores experimentam essa condição, mas para aqueles que sofrem, a maioria dos casos ocorre em torno do centro da frente da perna.

 

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DAS DORES NAS CANELAS?

Embora existam muitas condições relacionadas com sintomas semelhantes, sprints adequados vêm com uma sensação de latejamento, sensibilidade ou dores surdas ao longo da parte interna da canela, na metade do caminho. Às vezes, isso pode se espalhar para a parte externa da canela também, descendo para os tornozelos e até o joelho. Essa dor é causada pela inflamação dos tendões da parte interna da parte anterior da perna. Se você pressionar a área inchada ou inflamada, vai doer.

Uma maneira fácil de saber a diferença entre dores nas canelas e uma fratura óssea por estresse para qualquer corredor é ver se a dor diminui ou não. Com as dores nas canelas, conforme você relaxa e se fortalece ao longo da corrida, a dor na perna pode diminuir. Danos ósseos irão doer constantemente, sem melhorar nada!

 

COMO TRATAR DORES NAS CANELAS

Muitos corredores sentem dores nas pernas ou nos pés durante suas carreiras, principalmente quando aumentam a quilometragem rapidamente ou quando correm com tênis velhos. Em muitos casos, a dor na canela no início de uma temporada de corrida é algo que pode ser esperado conforme você aumenta sua quilometragem. Porém, se isso estiver causando problemas, existem algumas opções de autocuidado que você pode tentar usar para reduzir os sintomas. Vamos dar uma olhada em alguns deles.

 

GELO

O gelo é inestimável para a auto-ajuda com problemas musculares. Se você aplicar gelo nas canelas imediatamente após a corrida, toda vez que correr, isso pode reduzir a inflamação e ajudá-lo a se recuperar da corrida mais rapidamente. Aplicar gelo na área inflamada por um período de 15 minutos algumas vezes ao dia quando não estiver funcionando também pode ajudar significativamente. Como opção adicional de redução da dor, tome analgésicos antiinflamatórios, como aspirina ou ibuprofeno, além de gelo.

 

DESCANSO

Uma das melhores maneiras de lidar com dores nas canelas ou lesões nas panturrilhas é simplesmente parar de correr. Reduza sua quilometragem a zero e tire algumas semanas de folga para deixar seus músculos se recomporem. Enquanto estiver fora, você pode tentar exercícios alternativos de baixo impacto ou de impacto zero para manter a forma. Fique longe de exercícios de alto impacto ou de qualquer coisa que coloque muita pressão em seus pés! Tente ficar em superfícies macias sempre que possível.

 

PALMILHAS

Sapatos de corrida mal ajustados podem agravar as dores nas canelas e causar outros problemas. Para ajudar nos problemas com a parte inferior das pernas, consulte um médico e pergunte sobre palmilhas de arco feitas sob medida para seus sapatos , que podem fazer uma grande diferença no suporte de seu arco.

 

COMO PREVENIR DORES NAS CANELAS

Existem algumas opções de exercícios apropriados que você pode usar para alongar os músculos durante o treinamento. Essa abordagem de treinamento pode fortalecer os músculos da panturrilha, tornando-os menos propensos a rasgar e exigir tratamento. Simplesmente prenda uma faixa de resistência ao redor do pé e estique a panturrilha e outras áreas das pernas da mesma forma que faria ao treinar qualquer outra área do corpo.

Aumentos de calcanhar também são uma boa opção. Coloque os dedos dos pés de cada pé em um degrau e, em seguida, levante e abaixe o corpo com os calcanhares pendurados na borda. Os alongamentos da panturrilha também funcionam bem para o treinamento de corredores, sem forçar o pé. Um programa de exercícios adequados em três séries por dia durante um período de várias semanas pode ser uma ótima maneira de se preparar para os corredores.

 

CONCLUSÃO

As dores nas canelas podem ser um pesadelo, e não é divertido passar semanas tentando encontrar uma solução. A melhor opção geralmente é descansar. Não se pressione demais e esteja preparado para desacelerar seu treinamento para o tratamento.