10 Dicas de Como Evitar Que os Sapatos Apodreçam

Como Evitar Que os Sapatos Apodreçam

Muitas pessoas usam sapatos todos os dias. Infelizmente, esses sapatos são usados ​​regularmente, o que não é bom para sua qualidade. O uso constante pode fazer com que apodreçam.

Esse problema precisa ser resolvido o mais rápido possível antes que piore ou comece a custar mais dinheiro do que o necessário. Aqui estão algumas etapas sobre como evitar que os sapatos apodreçam mencionados nesta postagem do blog, para que você possa evitar que seus sapatos sequem muito rapidamente.

O que é podridão seca nos sapatos?

A podridão seca nos sapatos significa basicamente o crescimento de um fungo. Os fungos são encontrados em todo o mundo e podem ser encontrados na vida vegetal; pão e frutas são apenas alguns exemplos de alimentos que podem ter diferentes tipos de fungos crescendo sobre eles.

Os fungos vêm de esporos de mofo que crescem em uma caixa de esporos ou sachê e liberam milhões, senão bilhões de esporos.

A razão pela qual ocorre a podridão seca nos sapatos é simplesmente devido à umidade criada pelo suor de nossos calçados e, quando fica presa dentro do sapato, cria um clima quente para os fungos crescerem e até prosperarem.

Portanto, só o aroma que sai de seus sapatos apresentará um cheiro de leite velho com um toque de vinagre emitido pelas bactérias que decompõem o suor.

Possíveis razões pelas quais a podridão seca ocorre nos sapatos

  1. A umidade ou a água ficam presas dentro do sapato e não podem evaporar.
  2. Os sapatos são feitos de materiais que não respiram bem, o que faz com que a umidade se acumule dentro do sapato e pode levar à rápida deterioração de seu tecido.
  3. Sapatos com cabedal de couro são propensos a apodrecer devido à sua natureza porosa. Por isso, requerem cuidados redobrados.
  4. Muitas vezes, os sapatos não são feitos com material da melhor qualidade.
  5. Os sapatos não são condicionados com a frequência necessária como deveriam.
  6. Os sapatos são armazenados em espaços com alta umidade ou umidade, como sótão, banheiro ou porão. Calor e umidade excessivos são atraídos para os sapatos, fazendo com que apodreçam mais rápido do que armazenados em um local mais seco.
  7. Sapatos que não são usados ​​há muito tempo podem causar podridão seca devido à umidade.
  8. Materiais de limpeza e sapatos que não respiram podem levar ao crescimento de mofo dentro do sapato, o que também causa podridão seca ao longo do tempo.

10 maneiras de evitar que os sapatos apodreçam a seco

1.Invista em sapatos de alta qualidade:

A primeira coisa que você precisa fazer é investir em sapatos de alta qualidade. Alta qualidade não significa necessariamente caro. Você certamente encontrará ótimos negócios em calçados, especialmente durante as estações de verão e inverno.

Além disso, peça a amigos e familiares idéias de presentes para comprar um novo par de sapatos ou botas, caso ainda não tenham.

2. Armazene os sapatos em um ambiente seco:

Guarde os sapatos em local seco. A melhor maneira seria armazená-los dentro de seu armário. Certifique-se de que não haja umidade ou variações de temperatura que possam causar a degradação e deterioração dos materiais.

Se você anda muito, considere investir em tênis de alta qualidade para homens (incluindo mulheres). As árvores de tênis ajudam a manter sua forma e frescor, possibilitando que você obtenha mais quilometragem antes de ter que descartá-las.

3. Compre hardware de metal resistente à corrosão:

Alguns metais são propensos a enferrujar quando expostos à água e ao ar por um longo período de tempo. Faça questão de não comprar sapatos com fivelas de metal, cadarços, rebites, tachas, ilhós, ganchos ou zíperes baratos.

Um dos primeiros sinais de deterioração é quando a ferrugem se desenvolve entre as partes metálicas e os sapatos.

4. Aplique revestimento de hardware de metal:

Atualmente, os fabricantes de hardware começaram a revestir seus produtos com uma camada de revestimento que evita a ocorrência de oxidação.

Isso é especialmente importante para pessoas frequentemente expostas à água (por exemplo, bombeiros, policiais, chefs). Ferrugem ou oxidação não se formarão em um objeto que foi revestido com revestimento porque as moléculas de oxigênio não podem alcançar os elementos que estão sendo protegidos com o revestimento.

5. Aplique o protetor antiferrugem:

Borrife protetor antiferrugem nos sapatos depois de andar em superfícies molhadas e antes de guardá-los dentro do armário à noite. Ajudaria se você sempre lavasse os pés no chuveiro antes de ir para a cama.

Para evitar o crescimento de fungos nos pés, seria sensato aplicar o pó antifúngico nos pés e nos sapatos.

6. Não guarde sapatos em caixas de plástico:

Nunca guarde seus sapatos dentro de uma caixa de sapatos de plástico. Ajudaria se você sempre usasse caixas de madeira ou tecido. O plástico se degrada com o tempo e não será tão durável quanto a madeira, que pode durar décadas.

7. Use Árvores de Sapatas:

As palmilhas são feitas de material poroso (ou seja, cedro) que ajuda a absorver a umidade do interior dos calçados, permitindo que sequem rapidamente após o desgaste em condições de chuva.

Também manterá suas meias com cheiro fresco o dia todo! Fale sobre uma solução dois-em-um! E lembre-se, invista em de alta qualidade porque as versões mais baratas tendem a se desfazer facilmente e você acabaria comprando outro par de qualquer maneira.

8.Coloque os sapatos em uma sapateira:

Se você planeja usar seus sapatos pelo segundo dia, coloque-os em uma sapateira em vez de deixá-los dentro do armário. O fluxo de ar secará o interior dos sapatos e evitará que os materiais se deteriorem tão rapidamente.

9. Limpe as Palmilhas com Vinagre:

Coloque vinagre branco em ambas as palmilhas e deixe de molho durante a noite. Isso ajudará a eliminar os odores fétidos presos nas palmilhas, o que as torna menos desejáveis ​​para serem usadas novamente.

Certifique-se de usar vinagre branco sem perfume porque o vinagre perfumado pode descolorir o couro quando secar ou evaporar completamente.

10. Sempre mantenha sapatos de couro polidos:

Aplicar uma fina camada de cera de abelha ou goma-laca ajudará a manter os materiais de couro úmidos e macios. Para sapatos com cabedal de couro de flor integral, coloque uma camada de graxa creme sobre eles antes de guardá-los à noite.

Dicas para evitar que os sapatos apodreçam

  1. Verifique seus sapatos todos os dias e seque-os bem se ficarem molhados. Isso evita que a umidade penetre no sapato, o que pode causar o crescimento de mofo e outros problemas.
  2. Remova os sapatos molhados quando entrar em casa porque isso os ajudará a secar mais rápido e evitará a formação de mofo e bactérias devido à falta de fluxo de ar dentro de um local quente como sua casa ou escritório. Você também quer certificar-se de tirar os sapatos ao entrar na casa de alguém para não deixar rastros de sujeira no chão acarpetado, pois isso pode danificar o material com o tempo - especialmente se ele contiver muitas cores.
  3. Use um protetor à prova d'água em seus sapatos se planeja usá-los em áreas molhadas e/ou lamacentas ou trabalhar em algum lugar onde haja água por perto, como perto de canos ou sistemas de irrigação. O material do sapato será protegido contra esses elementos, que podem causar pequenas rachaduras e rasgos internos que podem levar a danos irreparáveis ​​no futuro devido ao crescimento de mofo e outros fatores como exposição a bactérias.
  4. Guarde os sapatos com pelo menos um par de distância para que o ar circule facilmente por toda a área de armazenamento de sapatos. Isso evita que a umidade se desenvolva entre cada sapato depois de tirá-los durante o dia, mas antes de secá-los completamente.
  5. Use uma calçadeira para calçar e tirar os sapatos, em vez de puxá-los sobre o calcanhar ou os lados por conta própria, o que pode fazer com que o material rasgue ou rache por dentro. Quando você aplica muita força para empurrar um objeto pontiagudo por uma abertura muito pequena para ele, você corre o risco de sofrer danos como esse, porque isso coloca tensão onde não deveria haver para algo com a forma de um salto de sapato passar. Outra abertura de forma semelhante, mas de tamanho menor como a de sua parte frontal.
  6. Vire os sapatos de cabeça para baixo para secá-los melhor do que deixá-los apoiados em uma superfície como uma mesa ou no chão. No mínimo, coloque-os em uma área onde todos os lados possam receber fluxo de ar e um pouco de sol, se possível, pois isso ajuda a secar a umidade antes que ela tenha a chance de causar a formação de mofo no interior.
  7. Use sapateiras de madeira, se conseguir, em vez das de papelão que geralmente são fornecidas em uma loja quando você compra calçados novos, porque elas não absorvem tanto a umidade dos sapatos, o que reduz suas chances de acumular devido à falta de circulação de ar dentro seu contêiner de armazenamento, por exemplo.

Coisas que você pode fazer para ajudar a impedir a propagação da podridão seca

  1. Mantenha seus sapatos longe de fontes de calor, como lareiras ou tubos de radiadores. As flutuações de temperatura podem fazer com que a umidade dentro do sapato se condense e crie o ambiente perfeito para o crescimento de mofo (um fungo doméstico comum).
  2. Guarde seus sapatos em um local fresco e limpo, sem excesso de umidade, como uma cômoda de cedro ou caixa de sapatos forrada com tecido que permita o fluxo de ar. Coloque cada par de sapatos em cima de um jornal ou toalha de papel para uma secagem ideal depois de usá-los em condições úmidas (chuva ou neve).
  3. Evite andar em poças ou pisar na água. A umidade que fica presa dentro do sapato pode danificar o couro e levar à podridão seca.
  4. Você pode tratar as solas dos sapatos com selantes à prova d'água se morar em áreas onde chove com frequência, mas certifique-se de não aplicar selantes em outras partes dos sapatos. Sprays impermeabilizantes para camurça e nubuck também são úteis (mas use-os apenas conforme as instruções). Se você tem botas de couro com tendência a molhar, cubra-as com galochas de borracha ao caminhar em poças.
  5. Use um saco de papel ou papel pardo para forrar o interior de botas ou sapatos novos por dois meses antes de mudar para sapatas de cedro ou forro de jornal (como discutido acima). Isso ajudará a evitar marcas de arranhões no couro que podem causar danos ao longo do tempo.
  6. Dê aos seus sapatos tempo suficiente para arejar depois de usá-los antes de guardá-los por longos períodos de tempo. As solas dos seus calçados podem durar mais se forem mantidas em ambiente seco e com amplo fluxo de ar.
  7. Tente não usar o mesmo par de sapatos todos os dias, especialmente se você mora ou trabalha em ambientes úmidos (como cozinhas e banheiros). Isso ajudará a evitar que seus sapatos se tornem excessivamente absorventes e estimulem o crescimento de mofo dentro deles.

Perguntas Frequentes

Por que meus sapatos estão apodrecendo no meu armário?

A razão pela qual seus sapatos estão apodrecendo no armário é que você os guardou de maneira inadequada. Os sapatos só devem ser armazenados nas prateleiras por no máximo seis meses, porque, com o tempo, os raios ultravioleta do sol se decompõem e deterioram os materiais com os quais seus sapatos são feitos.

Como posso saber se meus sapatos estão apodrecendo?

Você pode saber se seus sapatos começaram a formar buracos ou rachaduras observando se fios de fibra começam a se projetar de qualquer parte do sapato.

Se você cutucar suavemente um lado com um dedo e, em seguida, levantar lentamente esse dedo de volta, a mecha deve levantar lentamente e esticar um pouco antes de voltar ao lugar quando removida.

Este teste não se aplica a sapatos de qualidade superior, como os feitos com couro genuíno.

Como posso garantir que meus sapatos estejam protegidos contra a podridão seca?

Uma das melhores maneiras de proteger seus sapatos do apodrecimento seco é borrifá-los com um protetor de sapato simples. Isso pode ser comprado por apenas US $ 2 em qualquer loja importante e garantirá que seu par de sapatos dure mais do que o esperado.

O mais importante a lembrar é não guardar o calçado em armários ou gavetas escuros, pois essa área não recebe a quantidade adequada de luz por períodos de exposição significativos. Tenha isso em mente ao armazenar seus produtos!

Conclusão

Os sapatos devem ser guardados em local seco. No entanto, se você tem lutado para evitar que seus sapatos apodreçam, há muitas maneiras de combater o problema. Uma dessas soluções passa por armazená-los perto de fontes de calor, como radiadores ou lareiras.

Você também pode considerar comprar palmilhas e inseri-las dentro do calçado quando não estiverem sendo usadas.

Alguns outros métodos foram mencionados sobre como evitar que os sapatos apodreçam nesta postagem do blog, o que ajudará a manter os níveis de umidade dentro de uma faixa aceitável, para que o mofo não se forme nos materiais ao redor de seus pés!

Se quiser conhecer outros artigos semelhantes a 10 Dicas de Como Evitar Que os Sapatos Apodreçam pode visitar a categoria Trabalho e Saúde.

Índice
  1. O que é podridão seca nos sapatos?
  2. Possíveis razões pelas quais a podridão seca ocorre nos sapatos
  3. 10 maneiras de evitar que os sapatos apodreçam a seco
    1. 1.Invista em sapatos de alta qualidade:
    2. 2. Armazene os sapatos em um ambiente seco:
    3. 3. Compre hardware de metal resistente à corrosão:
    4. 4. Aplique revestimento de hardware de metal:
    5. 5. Aplique o protetor antiferrugem:
    6. 6. Não guarde sapatos em caixas de plástico:
    7. 7. Use Árvores de Sapatas:
    8. 8.Coloque os sapatos em uma sapateira:
    9. 9. Limpe as Palmilhas com Vinagre:
    10. 10. Sempre mantenha sapatos de couro polidos:
  4. Dicas para evitar que os sapatos apodreçam
  5. Coisas que você pode fazer para ajudar a impedir a propagação da podridão seca
  6. Perguntas Frequentes
    1. Por que meus sapatos estão apodrecendo no meu armário?
    2. Como posso saber se meus sapatos estão apodrecendo?
    3. Como posso garantir que meus sapatos estejam protegidos contra a podridão seca?
  7. Conclusão
Go up