Navegando Pelas Complexidades da Triagem

Navegando Pelas Complexidades da Triagem

Encontrar a pessoa certa para algum cargo pode parecer fácil, mas só no começo, pois há muitas coisas a verificar e considerar antes de fazer qualquer movimento.

Felizmente, realizar verificações de antecedentes pode ser de grande ajuda aqui, pois isso pode nos dar a melhor visão possível sobre o que podemos esperar de cada candidato e qual candidato é o melhor para o trabalho, o que deve tornar nossa decisão muito mais fácil.

A história das verificações de antecedentes

Embora, por vivermos na era digital, entendamos mais e estejamos mais focados na importância da verificação de antecedentes no recrutamento, esse conceito não é novo, mas evoluiu bastante.

As pessoas têm verificado as qualificações de seus futuros funcionários e se há alguma bandeira vermelha que possa afetar a integridade desse funcionário e da empresa em geral ao longo dos séculos.

Compreensivelmente, é muito mais fácil hoje saber mais sobre alguém que você planeja contratar, pois existem muitas maneiras de fazer isso e, acima de tudo, mesmo que não esteja familiarizado com a realização de uma verificação completa de antecedentes.

A necessidade de verificações de antecedentes

Dependendo das especificidades do trabalho e da posição dentro de uma empresa, essas verificações de antecedentes podem ser mais ou menos completas, o que é bastante compreensível.

Ou seja, se você tem uma posição aberta para zelador, é bastante lógico que as verificações de antecedentes não sejam tão extensas quanto seriam se você estivesse procurando por um CEO.

É por isso que, além de verificar experiências de trabalho anteriores, recomendações e entrevistas, essas verificações podem ser de grande importância para todos os negócios.

Lembre-se de que todo negócio é tão forte quanto seu elo mais fraco, e essa triagem existe para tornar sua empresa segura por dentro.

O recrutamento de funcionários pode ser extremamente desafiador, e é por isso que toda grande empresa tem uma parte especializada encarregada de realizar essas triagens, passar por entrevistas e verificar as qualificações de todos os candidatos.

O conceito tem algumas semelhanças com o processo de inscrição em faculdades, pois o objetivo é encontrar os melhores candidatos possíveis entre milhares de inscrições.

É por isso que isso pode ser um pouco difícil de fazer, especialmente quando o cargo para o qual os candidatos se candidatam é tentador e altamente interessante, pois significa que centenas de pessoas se candidatarão.

Você pode definir parâmetros

Uma das vantagens de realizar essas verificações é definitivamente em relação aos ideais e objetivos específicos pelos quais você deseja que os candidatos sejam “julgados”.

Encontrar a pessoa certa para o trabalho é uma coisa, mas encontrar um funcionário cujas crenças comerciais e interesses pessoais correspondam bem aos da empresa, tudo isso às vezes pode ser um pesadelo.

Muitos aspectos fazem de um funcionário o melhor possível, e hoje, além de extremamente educado e com muita experiência, o fator humano, ou para ser mais preciso, como ele interage com outras pessoas, também é de grande importância.

Por outro lado, dependendo do cargo e das responsabilidades futuras que acompanham determinados cargos, você pode definir parâmetros para que encontre o candidato com maior conhecimento social, mercadológico, jurídico etc., dependendo das especificidades do cargo.

Em geral, quanto maior o cargo, mais extensa será a verificação de antecedentes, o que não é incomum considerando os mercados modernos e como é desafiador sobreviver neste mundo às vezes supercompetitivo.

Por isso é tão importante encontrar a pessoa certa e com ótimas qualificações para a função, principalmente quando o cargo na empresa é de nível superior.

Os funcionários fazem o mesmo

Realizar até mesmo pesquisas básicas de background é uma prática comum, independentemente da área de que estamos falando e se você está saindo com alguém totalmente novo ou procurando um emprego.

É por isso que não é incomum que os funcionários também tenham desenvolvido uma ampla gama de métodos para avaliar possíveis cargos e empresas em geral.

Isso lhes dá uma enorme vantagem sobre outros candidatos, pois eles estão mais familiarizados com o que certos conjuntos de habilidades, qualificações, experiência etc. são necessários para esse trabalho.

Ter todas essas informações torna mais fácil para eles se destacarem dos demais, pois sabem exatamente o que dizer, como agir e como agir.

Agora, como esse é o caso, e como os funcionários em potencial também usam essas várias táticas e métodos, se uma empresa evitar ou negligenciar a importância de uma triagem completa de antecedentes, pode acabar com um funcionário que não se encaixa em seus objetivos.

Claro que, do ponto de vista da empresa, essa não é a ideia geral, pois o objetivo é investir em alguém que vai ficar muitos anos na empresa e crescer como profissional no mesmo ritmo da empresa. Isso só será possível se a conduta pessoal, juntamente com as crenças profissionais, coincidirem com as da empresa.

Possíveis problemas com a lei

É bastante lógico que você, como empregador, queira o melhor pessoa para o trabalho, o mais qualificado e funcionário sem antecedentes criminais.

Essa é mais uma vantagem da triagem de antecedentes, pois esse é precisamente o objetivo dessas verificações. Nomeadamente, para além da verificação das qualificações de cada candidato, este processo é também utilizado para verificar se os candidatos se enquadram nos critérios pretendidos noutros aspetos.

Compreensivelmente, todo empregador deve verificar se alguma pessoa teve ou ainda tem problemas para cumprir a lei, pois isso pode ser um fator crucial para determinar se uma empresa pode contar e contar com esse indivíduo e, em caso afirmativo, quanto.

Claro, mesmo aqui, se alguém teve um pequeno problema com a lei, como dirigir embriagado ou não estacionou corretamente, é algo que pode não ser um problema potencialmente grande, especialmente se tiver grande experiência de trabalho e puder contribuir muito para a empresa.

Se quiser conhecer outros artigos semelhantes a Navegando Pelas Complexidades da Triagem pode visitar a categoria Tecnologia.

Índice
  1. A história das verificações de antecedentes
  2. A necessidade de verificações de antecedentes
  3. Você pode definir parâmetros
  4. Os funcionários fazem o mesmo
  5. Possíveis problemas com a lei
Go up

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade. Mais Informações