Como Corrigir Problemas do Driver de áudio Conexant no Windows 10

Como Proteger seus Dados

Se o seu computador usa um chipset de áudio fabricado pela Conexant, ele deve ter o driver Conexant SmartAudio instalado. Seu processo principal é SAIICpl.exe e não é um programa padrão do Windows.

O driver Conexant Audio ou o aplicativo SmartAudio pode ter problemas para não detectar o driver, a instalação falha ou, às vezes, o aplicativo parece encontrar problemas após as atualizações do Windows 10.

Em 2014, a empresa que desenvolveu o programa Conexant Audio faliu, consequentemente, devido a problemas com aplicativos e drivers, você pode não estar recebendo suporte dos funcionários. Portanto, é importante que você saiba como corrigir problemas comuns do driver de áudio Conexant por conta própria.

O que é o driver de áudio Conexant?

O driver de áudio Conexant faz parte do programa Conexant SmartAudio cuja interface envia instruções para o sistema operacional de um computador que possui hardware de áudio Conexant. Essas instruções permitem que o sistema operacional processe as saídas e entradas de som das placas de som Conexant para o microfone e o alto-falante.

O que pode impedir que o driver de áudio Conexant funcione corretamente?

Normalmente, um driver desatualizado, um driver incompatível pode criar problemas de som com a placa de som Conexant. Além disso, se o driver de áudio estiver corrompido ou faltando arquivos em seu diretório de instalação, pode resultar no problema do driver de áudio Conexant não funcionar.

Corrigir problemas de driver de áudio Conexant

A melhor maneira de começar é reinstalando o driver de áudio, verificando a placa de som Conexant e o hardware de áudio. Se você acredita que um problema de hardware está causando o problema de áudio em seu PC, não há motivo para essas alterações.

Caso contrário, prossiga com estas etapas para corrigir problemas comuns que surgem com o driver de áudio Conexant.

1. Desative as atualizações automáticas de driver no Windows

É comum que os drivers de áudio Conexant encontrem problemas após as atualizações de driver do Windows. É porque os chipsets Conexant são antigos e geralmente não são compatíveis com os drivers padrão do Windows 10. A solução de driver interno TBH do Windows não é a melhor e forçar uma instalação incorreta do driver da placa de som Conexant pode causar problemas de som no seu PC.

Você pode evitar sua ocorrência desativando a atualização automática do driver no Windows. Veja como -

  1. Procurar Painel de controle no menu Iniciar.
  2. Em seguida, clique em Sistema e Segurança.
  3. Vá em frente e clique em Sistema.
  4. No menu do lado direito, clique em Configurações Avançadas do Sistema.
  5. O propriedade do sistema janela irá aparecer, certifique-se de que você está no hardware aba.
  6. Em seguida, clique em configurações de instalação do dispositivo.
  7. Na próxima janela pop-up, você precisa selecionar Não e salvar mudanças.

2. Desinstale o driver de áudio do Windows

Desativar a atualização automática do driver não é suficiente para corrigir o problema do driver de áudio Conexant. Como o driver de áudio do Windows já pode ter substituído o driver de áudio Conexant, você precisa desinstalar o driver de áudio do Windows.

Veja como fazer:

  1. No menu Iniciar, procure por Gerenciador de Dispositivos (Você pode digitar devmgmt.msc na caixa de diálogo RUN para acesso mais rápido)
  2. Na janela do gerenciador de dispositivos, encontre Som, controladores de vídeo e jogos.
  3. Você precisa expandi-lo para obter a lista de drivers instalados.
  4. Em seguida, clique com o botão direito do mouse no driver do dispositivo de áudio Conexant e selecione desinstalar dispositivo.

3. Instale o driver de áudio Conexant

Depois de desinstalar o driver instalado automaticamente pelo Windows para a placa de som Conexant, é hora de instalar o driver correto para o chipset de áudio. Como mencionado anteriormente, a Conexant não está mais fornecendo nenhuma atualização no driver, portanto, você deve se conectar ao fabricante do seu PC para obter o driver correto ou baixá-lo de recursos de terceiros.

Depois de encontrar o driver certo, instale-o usando o gerenciador de dispositivos do Windows. Siga esses passos:

  1. Abrir gerenciador de Dispositivos desde o início manu.
  2. Expandir Controladores de som, videogame e jogos seção.
  3. Clique com o botão direito do mouse no driver de áudio Conexant e selecione propriedades no menu de contexto.
  4. Na janela de propriedades, vá para motorista guia e clique em Atualizar driver.
  5. A seguir, clique em Procurar software de driver no meu computador para instalar o driver de áudio Conexant baixado recentemente.
  6. Pode ser necessário reiniciar o PC para que o driver de áudio Conexant funcione corretamente.

Se a reinstalação do driver de áudio não ajudar, tente executar a solução de problemas de áudio.
4. Execute a solução de problemas de áudio

O Windows 10 possui um solucionador de problemas de áudio embutido que ajuda você a encontrar a solução apropriada para problemas de áudio contínuos, embora não acerte o tempo todo.

Para executar esta solução de problemas:

  1. Procurar configurações no menu Iniciar.
  2. Clique em atualização e segurança configurações.
  3. Clique em solucionar problemas no painel esquerdo.
  4. Em seguida, clique em solucionador de problemas adicional no painel lateral direito.
  5. Solução de problemas “tocando áudio” para localizar e corrigir problemas com a reprodução de som.

Agora verifique se isso resolve o problema de som no seu PC. Caso contrário, tente alterar o formato do som.

5. Altere o formato de som padrão

Problemas de som do PC podem ser causados ​​por frequência de áudio e profundidade de bits. A alteração do formato de som padrão do alto-falante altera a frequência de áudio. Normalmente, 44,1 kHz é definido por padrão e é compatível com a maioria dos aplicativos de música/áudio.

48 kHz é comum para criação de música para áudio para vídeo. Taxas de amostragem mais altas têm vantagens para o trabalho de produção de áudio profissional.

Para alterar o formato de som padrão:

  1. Clique com o botão direito do mouse no caixas de som ícone na barra de tarefas e selecione Dispositivos de reprodução
  2. Clique duas vezes no dispositivo de reprodução padrão para abrir.
  3. Vou ao Avançado aba.
  4. Altere a taxa de bits sob o Formato de som padrão e tente encontrar aquele que funciona para você.

6. Altere a memória máxima de inicialização

Por último, mas não menos importante, tente alterar a memória máxima de inicialização. Alterar a memória de inicialização pode ajudá-lo a se livrar dos problemas de áudio e pode ajudá-lo a resolver problemas relacionados ao áudio do Conexant.

Alterar a memória máxima de inicialização é simples.

  1. Abrir Configuração do sistema digitando MSConfig.
  2. Em seguida, vá para a guia de inicialização e clique em opções avançadas.
  3. Em seguida, defina a memória máxima para 3072.
  4. Por fim, clique em ok e reinicie o seu PC.

Quando o PC reiniciar, verifique novamente a disponibilidade de áudio.

7. Verifique as configurações de som do Windows

Se um aplicativo externo assumiu suas configurações de som e o desligou, você terá que ajustar as configurações de áudio do Windows.

  1. Procurar ajustar volume no Windows.
  2. Aumente o volume do dispositivo e veja se isso traz o áudio de volta.

Você pode definir o volume do aplicativo individual junto com o volume principal. Para fazer isso, procure Opções do Mixer de Som e ajuste os volumes por app. Em seguida, verifique se isso traz de volta o áudio no PC.

8. Certifique-se de que a saída de áudio esteja definida para o dispositivo de saída correto

O Windows pode lidar com várias entradas e saídas de áudio. Ele detecta automaticamente os dispositivos de áudio, mas às vezes escolhe os errados. Você gostaria de ajudar o sistema operacional selecionando manualmente o dispositivo de áudio correto para saída e entrada.

  1. Procurar Definições de som no menu Iniciar.
  2. Isso o levará às configurações de som, onde você pode selecionar os dispositivos de saída e entrada.
  3. No menu suspenso, selecione o dispositivo de saída de áudio correto.

Definir o dispositivo de saída de áudio correto geralmente resolve problemas relacionados à saída no Windows. Verifique se isso corrige o problema de áudio do Conexant!

9. Reverter a versão do Windows

Se nada parece funcionar e você está ciente de que esse problema ocorreu após a atualização mais recente, você pode reverter o Windows para a versão anterior. Lembre-se de que as janelas anteriores terão menos recursos e patches de segurança do que a versão mais recente.

Para reverter janelas:

  1. Procurar configurações no menu Iniciar.
  2. Clique em atualização e segurança.
  3. Em seguida, clique em Recuperação.
  4. Em seguida, em inicialização avançada, clique em Reinicie agora.
  5. Siga as etapas para restaurar o sistema. (Para um guia muito detalhado Verifique aqui)

Depois de reverter as janelas, verifique se o áudio do Conexant está funcionando.

10. Verifique o hardware

Se você ainda não conseguir fazer seu driver de áudio funcionar, é hora de dar uma olhada no hardware e nas conexões.

  • Ativar o som dos alto-falantes: se os alto-falantes forem um dispositivo externo e o PC não for um laptop, verifique se os alto-falantes estão desligados ou sem som.
  • Verifique a conexão do alto-falante: Certifique-se de que seus lançadores estejam conectados corretamente. Verifique o status do cabo de áudio e se está conectado corretamente em ambos os lados.
  • Verifique se os cabos não estão danificados: O cabo torcido pode causar problemas na passagem dos elétrons, portanto, verifique o status do cabo se estiver funcionando corretamente.
  • Tente um dispositivo diferente: Se você tiver alto-falantes alternativos, tente conectá-los, caso o sistema de som tenha sofrido algum dano interno.

Se quiser conhecer outros artigos semelhantes a Como Corrigir Problemas do Driver de áudio Conexant no Windows 10 pode visitar a categoria Tecnologia.

Índice
  1. O que é o driver de áudio Conexant?
  2. O que pode impedir que o driver de áudio Conexant funcione corretamente?
  • Corrigir problemas de driver de áudio Conexant
    1. 1. Desative as atualizações automáticas de driver no Windows
    2. 2. Desinstale o driver de áudio do Windows
    3. 3. Instale o driver de áudio Conexant
    4. 5. Altere o formato de som padrão
    5. 6. Altere a memória máxima de inicialização
    6. 7. Verifique as configurações de som do Windows
    7. 8. Certifique-se de que a saída de áudio esteja definida para o dispositivo de saída correto
    8. 9. Reverter a versão do Windows
    9. 10. Verifique o hardware
  • Go up

    Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade. Mais Informações