Um Guia para Manter Seus Sapatos Brancos e Limpos
Como manter os sapatos brancos limpos
Sapatos brancos costumam ser vistos como uma escolha muito elegante de calçado, mas também podem ser incrivelmente difíceis de manter limpos: o branco é uma das cores mais vulneráveis quando se trata de qualquer tipo de manchas ou sujeira, e é quase impossível esconder descolorações , especialmente em tecidos que não podem ser facilmente polidos e lavados. Independentemente de serem tênis brancos , sandálias, sapatos formais ou até botas de caminhada grandes, você precisará trabalhar muito para garantir que seus sapatos brancos pareçam limpos e sem sujeira após cada caminhada.
Nós da blogsports elaboramos este guia simples sobre algumas maneiras de manter seus sapatos brancos protegidos e / ou limpos sem ter que passar horas lavando-os à mão todas as semanas. Se você está lutando para evitar que seus sapatos fiquem sempre sujos, este pode ser o artigo que resolve seu problema para sempre.
Limpando-os manualmente
Embora não seja muito eficiente, limpar sapatos manualmente é uma das maneiras mais rápidas e acessíveis de se livrar de manchas e manchas de sujeira indesejadas. Contanto que você tenha um pouco de água à mão (mesmo de um riacho ou poça natural), você poderá remover a maioria dos pequenos tipos de sujeira com nada mais do que um lenço de papel ou lenço, ou mesmo apenas com a própria manga. É simples, fácil de fazer e pode se livrar da sujeira mais comum, desde que você não dê tempo para tentar grudar, então é uma boa ideia levar pelo menos um pano descartável ou reutilizável para o caso.
A melhor parte desse método é que ele pode ser usado em quase qualquer material. Não há produtos químicos ou técnicas especiais envolvidos, e tudo o que você realmente precisa é de um pouco de água, então você pode simplesmente molhar levemente os sapatos e limpar a sujeira presa. Você também não precisará necessariamente tirá-los, e o interior só ficará encharcado se você colocar deliberadamente o pano dentro dos sapatos, o que significa que o processo de secagem é muito menos problemático quando você precisa limpá-los em trânsito.
Usando sabão
Também é possível limpar a sujeira com sabão, o que pode ser mais rápido do que apenas com água e um pano. Uma boa escova removerá uma grande quantidade de sujeira em um período muito curto de tempo e usar sabão para criar uma camada de espuma ajudará a quebrar as ligações entre a sujeira para torná-la mais fácil de empurrar. Não exige muita força física e não deixa vestígios de produtos químicos prejudiciais ou prejudiciais à pele (contanto que você limpe o excesso de sabão, pelo menos), por isso pode ser uma excelente opção para situações em que você precisa para ter seus sapatos brancos prontos o mais rápido possível.
Como um bônus adicional, a maioria dos sabonetes deixa um cheiro agradável que pode mascarar qualquer suor natural em dias quentes, e a umidade persistente na parte externa do sapato manterá seus pés um pouco mais frios. Obviamente, isso é um problema em dias frios, mas você pode simplesmente secar com um pano ou secador de cabelo para que volte ao normal.
Lembre-se de que o sabão nem sempre é uma boa ideia para certos materiais. Se você tiver sapatos com lã, pele ou tecido macio, pode acabar deixando-os encharcados por um tempo. Isso pode torná-los mais pesados e irritar a pele nua, então certifique-se de secá-los adequadamente se você estiver decidido a usá-los.
Algumas pessoas também sugerem fazer isso colocando-os em uma máquina de lavar ou secar roupa, embora isso realmente dependa de como o sapato é feito e quão valioso ele é. Às vezes, pode ser arriscado lavar um sapato de superfície dura em uma máquina destinada a roupas de superfície macia, mas nem sempre.
Polimento
O polimento não é realmente uma solução convencional para se livrar da sujeira em curto prazo, mas pode ajudar sapatos velhos e ligeiramente gastos a parecerem novos, ao mesmo tempo que permite que você esfregue as manchas leves. Certifique-se sempre de que está usando a cor certa, já que quase todas as marcas de graxa para sapatos usam um composto de cor sólida em vez de um transparente ou translúcido.
Para aplicar o esmalte, basta encher o sapato com alguma coisa (muitas pessoas colocam na mão para melhor estabilidade) e escovar qualquer sujeira óbvia, depois aplique o esmalte em pequenas pinceladas com um pano. Quando estiver no lugar, esfregue ou escove o esmalte no material do sapato - você deve ver que parece um pouco mais brilhante e vibrante. Se possível, você deve tentar lustrá-lo com um pincel separado, apenas para garantir que ele receba cobertura igual em todas as superfícies.
Em seguida, simplesmente limpe o excesso de esmalte e esfregue um pouco de água nas áreas polidas para um pouco de reflexo extra de brilho de saliva e, em seguida, deixe secar por cerca de vinte minutos. Embora isso possa levar algum tempo para fazer de maneira adequada, seus sapatos ficarão muito mais brilhantes e sem desgaste, e podem até se tornar ligeiramente resistentes a certos tipos de sujeira, pois o polidor pode atuar como uma camada protetora.
Alvejante
Alvejante pode ser perigoso, portanto, tome cuidado ao usá-lo se decidir tentar esse método. Na verdade, é bastante simples, mas você precisará deixá-lo por um tempo, portanto, mantenha crianças e animais de estimação longe dele durante o processo de imersão. Lembre-se de que é difícil tirar alvejante de certos materiais - você deve usar roupas velhas ou já manchadas para se certificar de que não manche nenhuma roupa nova ou cara.
Para branquear seus sapatos, remova os atacadores e crie uma mistura de água sanitária e água na proporção de aproximadamente 1: 5 (1 parte de água sanitária para cada cinco partes de água). Não precisa ser uma grande quantidade e uma pequena tigela ou copo pode ser o suficiente. Simplesmente mergulhe um pincel na mistura e comece a esfregar a mancha - isso irá escová-la enquanto adiciona água sanitária à superfície do próprio sapato, cobrindo qualquer parte desgastada ou manchada que não possa ser removida normalmente.
Ao contrário do polimento, o alvejante é quase sempre semipermanente, por isso agirá mais como uma tinta do que uma camada extra de material. Isso significa que você pode recuperar um sapato que teve o material branco desgastado, amarelado e manchado a ponto de ele não parece mais adequadamente branco, mas também significa que você precisará ter cuidado com sapatos que usam outras cores, já que você pode acabar tornando-os brancos no processo.
Pasta de dentes
A pasta de dente é uma ferramenta surpreendentemente útil para limpar sapatos e deixa um cheiro agradável que é muito mais confiável do que os odores criados por sabonete. Se você misturá-lo com água para criar uma mistura turva e colorida, pode aplicá-lo na superfície do sapato e deixá-lo remover as manchas que se acumularam. Ele não deixará nenhuma mancha ou cor própria, e você pode simplesmente limpá-lo após cerca de dez minutos, deixando-o com sapatos limpos e cheirosos que não parecem descoloridos depois.
Se você é o tipo de pessoa que prefere certos cheiros a outros, pode até escolher um tipo específico de pasta de dente com um cheiro de sua preferência. Embora possa parecer um pouco estranho, também é útil para mascarar odores e tornar o suor menos problemático se você usar esses sapatos para correr, correr ou outros exercícios.
Batendo neles juntos
Às vezes, a opção mais simples é a mais eficaz. A sujeira seca pode ser facilmente empurrada para fora de seus sapatos simplesmente batendo as solas uma da outra, o que normalmente pode ser suficiente para fazê-la descascar ou quebrar puramente devido à força de impacto. Mesmo que isso não elimine toda a sujeira, pode ser o suficiente para limpar o suficiente para tornar o resto do processo muito mais fácil - se você bater os sapatos e metade da sujeira se soltar, você terá apenas a metade muito para limpar com uma escova ou copo de água sanitária.
Combine isso com uma imersão rápida em um pouco de água morna, e muitas vezes você pode se livrar da sujeira no nível da superfície muito rapidamente, independentemente do tipo de sapato que está tentando limpar. Isso também ajuda a se livrar de coisas que não são realmente sujeira, como grama, pequenas pedras ou folhas - qualquer coisa que possa ficar presa na sola do seu sapato sem realmente ser considerada sujeira.
Muitas vezes, eles caem imediatamente, o que torna muito mais fácil saber onde está a sujeira real, ao contrário dos detritos que só ficam presos ali porque você pisou neles.
Conclusão
Qualquer um desses métodos de limpeza pode funcionar, mas nenhum deles é necessariamente melhor do que os outros. Alguns serão mais rápidos do que outros, sacrificando o poder de limpeza ou a precisão, e outros funcionam apenas em materiais ou tipos de calçados específicos. Não há nenhuma razão para você se limitar a apenas um - se a sujeira não parecer estar saindo, você pode tentar usar um método de limpeza diferente para ver se funciona.
Manchas, sujeira e detritos podem vir em todas as formas e tamanhos, então não haverá uma única “melhor” maneira de removê-los de seus sapatos em todas as situações. Lembre-se de que diferentes tipos de sujeira também podem exigir várias medidas para serem removidos adequadamente. A lama reagirá de forma diferente se estiver úmida em comparação com quando estiver seca, e certas manchas podem demorar mais para remover, dependendo do que realmente são.
Existem também dezenas de maneiras menos comuns de limpar sapatos que não estão listadas aqui, a maioria das quais são variações das técnicas de limpeza padrão que usam produtos ou produtos químicos específicos. Se você tem um velho par de sapatos brancos que não servem mais para usar, considere praticar com eles para descobrir qual método funciona melhor para você.
Esperamos que você tenha gostado de nosso artigo sobre "Um Guia para Manter Seus Sapatos Brancos Limpos", em caso afirmativo, compartilhe e avalie.
Se quiser conhecer outros artigos semelhantes a Um Guia para Manter Seus Sapatos Brancos e Limpos pode visitar a categoria Trabalho e Saúde.