Os prós e os contras de seguir uma carreira em finanças

seguir uma carreira em finanças

Carreiras em finanças têm muitos benefícios – desde que você goste de números, estatísticas e análises. Se você já decidiu que o básico parece bom, o próximo passo é descobrir que tipo de caminho deseja seguir no mundo financeiro.

Algumas carreiras têm melhor potencial de avanço e salários iniciais mais altos, enquanto outras oferecem mais variedade, caso você se canse de fazer a mesma coisa indefinidamente.

Examinamos os prós e os contras de uma carreira em finanças para ajudá-lo a decidir se é certo para você.

Prós de Carreiras em Finanças

Ganhos acima da média

Mesmo no nível inicial, os empregos no setor financeiro pagam muito mais do que o salário médio dos EUA. O salário médio para um emprego inicial na área financeira é de $ 59.184 em 2020.

Embora os salários iniciais variem de acordo com a área, ainda é um salário alto em comparação com outras profissões. Além disso, muitos trabalhos financeiros também oferecem comissões e bônus, que podem levá-lo aos seis dígitos em receita muito rapidamente.

Muitas oportunidades

Um diploma ligado a finanças pode levá-lo a muitas direções diferentes. Embora uma carreira tradicional em contabilidade ou seguros seja perfeitamente adequada, os graduados também podem seguir uma carreira em bancos, análise financeira e investimentos.

Melhor ainda, se você se cansar de um campo, algumas certificações ou cursos de educação continuada podem ajudá-lo a mudar para algo completamente diferente sem a necessidade de um segundo diploma (e as despesas que viriam com isso).

Essa flexibilidade também proporciona um melhor equilíbrio entre trabalho e vida pessoal e oferece a opção de ser empregado tradicionalmente ou contratar seus próprios clientes para horários de trabalho mais flexíveis, dependendo da carreira que você seguir.

Contras de Carreiras em Finanças

Alto estresse

Dependendo da carreira que você seguir na área financeira, poderá ter que lidar com prazos apertados e muita pressão para executar e cumprir prazos. Isso pode ser ótimo para alguém com personalidade A que gosta da energia dinâmica e acelerada do trabalho.

Para outros, pode ser uma grande fonte de estresse.

Necessidade de cumprir cotas

Muitos trabalhos financeiros exigem que você seja, pelo menos parcialmente, um vendedor, sempre em busca de novos clientes. Citações de reunião podem ser estressantes, mas também exigem muito tempo e esforço.

Se os números necessários não forem atendidos, você pode perder bônus e potencialmente promoções no futuro.

Tipos de Carreiras

Uma carreira financeira pode levá-lo a muitas direções diferentes, dependendo de seus interesses. Aqui está uma análise de alguns dos mais populares para ajudá-lo a apreciar a grande variedade de opções.

Analista financeiro: Os analistas financeiros ajudam empresas, firmas e entidades corporativas a analisar seu orçamento, preparar projeções e modelos de receita e desenvolver relatórios para entender o melhor curso de ação para o desempenho financeiro.

Cargos de finanças corporativas: Ajude as empresas a desenvolver uma estratégia financeira que reduza o risco financeiro e coordene com auditores externos para lidar com receitas e perdas.

Alguns trabalhos de finanças corporativas se concentram em fusões e aquisições, enquanto outros trabalham como tesouros ou auditores internos.

Bancário: Embora as posições no setor bancário variem amplamente (de caixa de banco a marketing e agentes de crédito), as carreiras com maior potencial de avanço giram em torno de finanças internacionais, investimentos, títulos corporativos e comerciais e análise de pesquisa qualitativa.

Seguro: Os empregos no setor de seguros podem se concentrar em trabalhar com indivíduos ou empresas, ajudando-os a decidir a quais riscos estão expostos e como se proteger de perdas.

Os trabalhos de seguros podem ser focados em vendas, atendimento ao cliente ou até mesmo atuários, com foco na avaliação e pesquisa de dados quantitativos.

Consultor financeiro pessoal: Talvez uma das opções mais flexíveis, os consultores financeiros pessoais geralmente são freelancers. Eles trabalham com clientes para ajudar com metas financeiras, planejamento de aposentadoria, investimentos e muito mais.

Alguns podem vender apólices de seguro ou ajudar a abrir contas de investimento em ações, embora isso possa exigir licenciamento adicional em determinados estados.

Graus e Padrões Educacionais

Como existem tantas carreiras na área financeira, não há um diploma único que sirva para todas elas. A boa notícia é que você não precisa necessariamente de um diploma da Ivy League ou mesmo de um MBA para começar.

Em muitas carreiras, um diploma de bacharel em áreas relacionadas (como contabilidade, economia, matemática aplicada ou negócios) costuma ser suficiente para começar.

Cada vez mais pessoas formadas em ciências da computação estão migrando para o setor financeiro e encontrando empregos em cargos relacionados a análise e dados, que exigem conhecimentos avançados de informática

Educação Financeira Continuada

Para aqueles que já possuem um diploma de bacharel, credenciais adicionais específicas de finanças são essenciais para continuar avançando. Por exemplo, credenciais de planejador financeiro certificado (CFP®) ou analista financeiro certificado (CFA) podem colocá-lo à frente da concorrência ao procurar posições de promoção.

Quanto mais específico for o campo em que você deseja se concentrar, mais importante se torna a educação continuada. Por exemplo, para aqueles que procuram se concentrar no gerenciamento de portfólio, o conhecimento de negociação de ações, blockchain e estratégias de ativos múltiplos será a chave para o crescimento.

Outras áreas podem exigir habilidades diferentes em planejamento, relatórios financeiros ou gerenciamento de contas contábeis. Se você estiver interessado no campo de gerenciamento de risco, os empregadores podem exigir uma compreensão do risco de crédito e mitigação, bem como padrões de responsabilidade.

Certificações de educação continuada, como as emitidas pela PRMIA (oferecendo o Operational Risk Management ou ORM Certificate) ou GARP (Global Association of Risk Professionals) também podem ajudar.

Habilidades adicionais

Trabalhos diferentes no mundo financeiro exigem habilidades diferentes. Por exemplo, pessoas com boas habilidades interpessoais e boas habilidades de comunicação podem se dar bem como provedor de seguros ou consultor financeiro.

Por outro lado, pessoas com boas habilidades analíticas e compreensão de sistemas e processos seriam uma ótima opção para uma carreira em análise financeira.

Se quiser conhecer outros artigos semelhantes a Os prós e os contras de seguir uma carreira em finanças pode visitar a categoria Finanças.

Índice
  1. Prós de Carreiras em Finanças
  2. Contras de Carreiras em Finanças
  3. Tipos de Carreiras
  4. Graus e Padrões Educacionais
  5. Educação Financeira Continuada
  6. Habilidades adicionais
Go up

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade. Mais Informações