
De todos os tênis que você possui, os tênis usados para esportes e exercícios são os que mais se sujam. Compreender como lavar tênis, tênis e outros calçados flexíveis de maneira adequada ajudará muito a mantê-los limpos, utilizáveis e confortáveis quando você mais precisar.
Lavando os Tênis
Geralmente, um par de tênis comum será fácil de limpar com uma lavadora se você não quiser lavá-los manualmente, embora seja necessário ter cuidado com aqueles que dependem de um sistema de ciclo pré-programado. Se você vai limpar bem os seus tênis, então você vai querer fazer isso corretamente.
Remova a sujeira
Se ainda houver sujeira grudada na parte externa dos tênis , use uma escova dura para removê-la. Certifique-se de direcionar as solas corretamente, se puder, pois é aqui que a sujeira tem maior probabilidade de assentar ou ficar presa. Se você tiver outras manchas ou grandes pedaços de detritos que precisam ser tratados (areia, goma, manchas de comida, etc.), faça o possível para removê-los com antecedência para que não danifiquem sua máquina de lavar ou contaminem o detergente líquido que você usa.
Retire os cadarços
Não ter atacadores tornará muito mais seguro colocar os tênis na máquina de lavar. Esta também é uma boa chance de trocá-los por um novo par de atacadores se eles estiverem desfiando ou começando a rachar: você vai querer usar os melhores atacadores possíveis no seu par de tênis favorito, especialmente porque eles são feitos para a prática de esportes.
Você deve remover palmilhas?
Certifique-se de remover as palmilhas também. Estes podem ser lavados com água morna e bicarbonato de sódio, depois deixados para secar enquanto você manuseia o resto do tênis. Principalmente porque essas palmilhas não foram projetadas para serem mantidas dentro dos tênis durante a lavagem ou secagem. Se você não tem palmilhas removíveis, não tente tirar as que estão dentro do tênis: essas palmilhas são embutidas no design e podem ser lavadas normalmente.
Comece a lavar seus tênis
Antes de jogar seus tênis na máquina de lavar e deixá-los passar por um ciclo de lavagem completo cercado por detergente líquido, você deve tentar limpá-los sozinho. Enxágue a parte externa do tênis com água fria para retirar os pedacinhos soltos das superfícies expostas. Assim que estiver satisfeito com a aparência de que estão suficientemente limpos, você pode colocá-los na máquina de lavar normalmente.
Quando estiverem em um ciclo de lavagem, deve-se usar uma velocidade menor se possível, pois isso evita que o sabão em pó e as altas velocidades estraguem os tênis ou causem problemas à própria máquina de lavar. Se tentar lavar tênis na máquina parece excessivo, você pode lavar e esfregar a maioria dos tênis manualmente com água e sabão.
Seque os tênis
Quando seus tênis estiverem totalmente lavados, retire-os da máquina de lavar e coloque-os em um escorredor de roupas ou em outra área bem ventilada. O ideal é mantê-los longe da luz solar direta para o caso de a evaporação da água causar danos aos materiais e tentar fornecer o máximo de resfriamento natural possível.
Enchendo o interior
Para secar o interior, você deve usar toalhas de algodão, lenço de papel ou outros itens de secagem macios para estufar o interior – isso pode remover qualquer umidade restante, que de outra forma demoraria muito mais para secar.
Pode ser tentador usar um jornal para isso, mas tome cuidado. Parte da tinta pode vazar se você não estiver preparado, o que pode acabar afundando nas superfícies internas. Quanto mais macios e menos resistentes à água forem os materiais dos tênis, mais importante esse tipo de cuidado se torna. Se nada mais estiver disponível, um pano de cozinha básico pode funcionar.
Secadores
Como alternativa, você pode optar por usar uma secadora. Esta máquina pode tornar o processo muito mais rápido, mas certifique-se de usar uma configuração de temperatura adequada. O alto calor pode fazer com que os tênis se quebrem ao derreter a cola e enrugar certos materiais antes de ter a chance de removê-los. Escolher secar seus tênis ao ar livre pode ser a opção mais prática.
Protegendo seus tênis
Mesmo que você saiba lavar tênis, isso não significa que deva levar a limpeza pelo valor de face. Ter que secar constantemente seus tênis e cobrir as palmilhas com bicarbonato de sódio pode ser realmente irritante, por isso é uma boa ideia tentar minimizar a frequência com que você os limpa.
Polimento
Por exemplo, você pode começar a polir seu par de tênis favorito para lidar com arranhões ou rachaduras nos materiais, tornando mais difícil a sujeira se depositar nesses espaços. Esse tipo de cuidado também os deixará mais bonitos em geral e pode ser uma ótima maneira de restaurar tênis velhos que tenham algum valor pessoal para você. Embora o polimento não resolva tudo, você pode fazer isso facilmente em casa, sem a necessidade de nenhum equipamento especial. Mesmo uma escova de dentes simples pode ser um bom substituto para uma escova de tamanho normal, se necessário.
Para tênis de tecido, você pode usar um spray protetor. Isso pode ajudar seu calçado a combater quaisquer manchas ou pedaços de sujeira que possam manchar a superfície – uma vez que o tecido é mais vulnerável à sujeira em geral, isso pode ser um grande benefício.
Reparos
Se você precisar consertar seus tênis por qualquer motivo ou tiver um problema que não pode ser resolvido com uma lavagem em água morna e detergente, pode ser necessário enviá-los para conserto. Embora você possa consertar pequenos tipos de danos (como solas soltas) com um pouco de cola e uma pequena espera, talvez seja necessário encontrar o endereço de e-mail do fabricante original e pedir ajuda se não puder fazer mais nada.
É uma boa ideia encontrar o endereço de e-mail deles especificamente se os tênis forem importantes ou tiverem um valor sentimental para você. A maioria das empresas terá designs exclusivos com o status de ‘todos os direitos reservados’, o que significa que serão as melhores no reparo de seus próprios designs.
Desinfecção
Uma lavagem nem sempre limpa seus tênis de bactérias nocivas, e os fãs de exercícios regulares podem querer desinfetá-los diretamente. Simplesmente usá-lo junto com um pouco de água morna pode ser suficiente para limpar qualquer fungo ou bactéria prejudicial que viva ali, pelo menos temporariamente.
Armazenamento
Guardar os tênis é quase tão importante quanto decidir como lavá-los. Certifique-se de lavar bem os tênis antes de colocá-los em qualquer caixa, bolsa ou mochila, pois a sujeira que sobrou pode se acumular rapidamente ou levar à disseminação de bactérias nocivas.
Índice
0 Comentários