O Que São Chuteiras de Futebol?
A história das chuteiras de futebol é longa e colorida. Começou na Inglaterra e se espalhou pelo mundo dando origem a três grandes marcas de chuteiras: PUMA, Adidas e chuteiras Nike ( clique para ver as 10 melhores ). Desde o início humilde de uma bota de couro até a oferta ultra sofisticada e tecnologicamente avançada de hoje, eles percorreram um longo caminho.
História das Chuteiras de Futebol
As humildes chuteiras datam da época de Henrique VIII da Inglaterra. A Inglaterra foi a pioneira da chuteira de futebol, e de fato a razão pela qual temos o futebol moderno hoje. Henry encomendou o primeiro par de chuteiras de futebol em 1526. Elas eram feitas de couro costurado à mão e custavam cerca de quatro xelins. O futebol naquela época era considerado um esporte rufião, com pouquíssimas regras e muitas faltas.
Os próximos trezentos anos veriam o belo jogo crescer em popularidade entre as pessoas comuns, os trabalhadores. Na verdade, a chuteira moderna foi desenvolvida a partir dessas chuteiras de trabalho. Eles eram de couro e os jogadores costumavam pregar pregos na parte inferior para melhor tração. As primeiras chuteiras.
No entanto, esses pregos eram perigosos e ocorreram muitos ferimentos durante a partida, o que levou a associação de futebol a aprovar uma regra em 1863 que proibia o uso de pregos, placas de ferro ou guta-percha (uma substância feita de seiva de árvore) em qualquer chuteira. As tachas de couro nas chuteiras começaram a aparecer no final de 1880 e essas tachas foram incorporadas ao livro de regras dos jogos em 1891.
As tachas deviam ser feitas de couro e não podiam ter mais do que meia polegada. A década de 1920 é quando tudo começou a acontecer para a chuteira. Foi quando os irmãos Dassler, Adolf e Rudolf começaram a fazer suas versões dessas botas icônicas. Embora sua primeira chuteira tenha sido projetada para bobsledders, eles logo desenvolveram uma para jogadores de futebol americano com uma presilha que tinha seis pregos que eram substituíveis dependendo das condições climáticas.
Mais tarde, devido a uma rixa familiar, Adi ou Adolf Dassler fundaria a Adidas e seu irmão Rudolf fundaria uma empresa rival PUMA. Dois dos calçados esportivos mais icônicos do mundo e algumas das melhores chuteiras de futebol. Desde a década de 1950 essas duas grandes marcas dominam a cena quando o assunto é chuteiras.
Na copa do mundo de 1966, cerca de 75% de todos os jogadores de vários times usavam chuteiras Adidas, mas a PUMA tinha Pelé, do Brasil, como embaixador da marca. Foi quando outras marcas começaram a aparecer, como a Mitre. Em 1979, foi lançada a icônica Copa Mundial da Adidas, que viria a ser a chuteira mais vendida de todos os tempos.
Feitas em couro canguru, eram leves e super sustentáveis, e a chuteira preta com três listras brancas dominou os campos de futebol em todo o mundo. A maior mudança e desafio para o monopólio do irmão Dassler no mercado de chuteiras de futebol aconteceu quando a Nike apareceu na década de 1990 no cenário de chuteiras de futebol.
Embora a Nike já existisse há algum tempo, eles se concentraram em tênis de corrida, mas agora se expandiram para chuteiras de futebol. Em 1994, o Nike Tiemp foi lançado em 1994 bem a tempo para a copa do mundo e eles conseguiram contratar uma série de grandes nomes como Paolo Maldini para usar o Swoosh. EM 1998, o Nike Mercurial apareceu e isso foi revolucionário no peso e no design do calçado. A partir da década de 1990, a chuteira do futebol começou a se transformar.
Foi quando as diferentes empresas disputaram a produção de botas mais leves e com mais estabilidade. Isso levou à introdução do pino laminado. Esses studs agarravam melhor a curva e ofereciam muito mais estabilidade ao jogador. Desde então, os studs se transformaram em diferentes formas e tamanhos e combinações são usadas nas solas dos grandes fabricantes para aprimorar as chuteiras para diferentes tipos de jogadores, como atacantes, meio-campistas e defensores.
O que é FG em chuteiras de futebol?
FG em chuteiras de futebol significa Firm Ground. Isso significa que a chuteira de futebol foi projetada para ser usada em campos de solo firme. Eles também podem ser usados em relva. Essas chuteiras de futebol são projetadas para áreas onde não há muita chuva, portanto, não são ideais para superfícies molhadas ou lamacentas.
O que significa AG em chuteiras?
AG significa Artificial Grass. Os pitons AG são projetados para obter o máximo de tração do campo artificial rígido, mas também podem ser usados em campos de grama, embora não sejam ideais para eles. É claro que o FG, que é um tipo híbrido de cravo, pode ser usado em várias superfícies e isso inclui o AG.
Conclusão
A humilde chuteira de futebol já percorreu um longo caminho desde sua primeira aparição em 1520 e continuará a crescer e se desenvolver conforme o jogo muda. Diferentes estilos de jogo, diferentes campos e melhor tecnologia o levaram a novos patamares em design e construção e, à medida que a maneira como as pessoas jogam muda, também muda a chuteira de futebol para acompanhar os requisitos dos grandes jogadores de futebol da época.
Se quiser conhecer outros artigos semelhantes a O Que São Chuteiras de Futebol? pode visitar a categoria Esportes e Atletismo.