O que é pronação?

O QUE É PRONAÇÃO?

Quando você está procurando comprar tênis de corrida, pode ficar confuso com a variedade de opções diferentes. Existem sapatos para overpronation, underpronation, supinação, fascite plantar, pronação normal e muitos outros, e pode ser difícil descobrir o que tudo isso significa, a menos que você tenha uma sólida experiência em cuidados com os pés, que não é algo que a maioria das pessoas ter! Descobrir que tipo de sapato é o certo para os seus pés pode ser difícil, mas estamos aqui para tornar isso um pouco mais fácil. Se você quiser saber mais sobre a análise da marcha, tipos de tênis e os mistérios da pronação excessiva, da pronação e outros problemas, continue lendo para saber mais e saber como escolher o tênis de corrida certo para você!

O que significa pronação?

Pronação é um termo que surge muito quando se fala em tênis de corrida , mas o que é pronação? Parece um termo jurídico que você pode encontrar no final de um documento (Pronação, todos os direitos reservados ...), mas não é tão complicado. Felizmente, é na verdade um conceito bastante simples e que também afeta muitas pessoas. Pronação é o termo usado para designar uma condição médica na qual seu pé rola para dentro quando você corre. É uma condição comum de que muitas pessoas sofrem e que pode tornar a experiência de correr muito desconfortável sempre que seu pé toca o solo e rola para dentro.

Pronação é o termo geral para definir como seu pé atinge o solo. Se você pronar demais, seu pé rola muito para dentro quando você corre, colocando mais pressão na planta do pé. Se você fizer pronação, seu pé rolará para fora e não pronará o suficiente para uma marcha normal.

Descobrir se o pé fica pronado demais ou não o suficiente pode fazer uma grande diferença para o seu conforto ao correr. Se você usa tênis de corrida neutros, mas pronuncia em excesso, então sentirá dor e possivelmente outras condições como resultado,

Como faço para saber minha pronação?

A melhor maneira de saber mais sobre sua pronação, ou qualquer outro problema nos pés, será sempre consultar um podólogo qualificado. No entanto, há algumas coisas que você pode tentar para ter uma noção aproximada se sofre de overpronation ou não, sem precisar consultar um especialista qualificado.

Pegue seu par de tênis de corrida atual, mesmo que seja um tênis neutro comum, e vire-o de cabeça para baixo. Verifique se as solas dos sapatos estão desgastadas para descobrir quais partes do pé estão batendo com mais força no chão e desgastando a sola dos sapatos.

Níveis normais de pronação em seu pé significam que a maior parte do desgaste deve ser uniforme, indo do calcanhar à planta do pé uniformemente de um lado para o outro. Se você achar que há muito desgaste em seus sapatos ao longo da parte interna, do dedão do pé até a parte interna do calcanhar, isso será porque seu pé tende a entrar em contato com o solo mais do que deveria ao longo deste lado, e você sofre de overpronation .

Por outro lado, se você achar que parece haver muito pouco desgaste na parte interna do seu pé devido ao dedão do pé, e todo o desgaste se acumula na parte externa do seu pé, então seu pé estará rolando para fora quando você correr, e você sofre de underpronation.

Felizmente, não é difícil comprar palmilhas ortóticas para ajudar a corrigir tanto a pronação excessiva quanto a subpronação, o que pode tornar muito menos prováveis condições como fascite plantar , lesões na perna e tensão nas articulações e aumentar o seu conforto. Isso pode ajudar muito, mas também pode valer a pena comprar tênis de corrida projetados especificamente para seu tipo específico de condição de pé.

Diferença entre overpronation e underpronation

Você pode ter encontrado “underpronation” e “overpronation”, o que parece confuso. Qual é a diferença entre esses dois termos e o que eles significam?

Overpronation é o mesmo que a condição também conhecida como pronação. Isso significa que seu pé rola para dentro quando você corre, e órteses projetadas para levantar e apoiar a parte interna do pé e os arcos podem ajudar a reduzir isso.

A subpronação é o oposto e também pode ser conhecida como supinação Isso significa que seu pé rola para fora quando você corre, colocando muita pressão na borda externa do pé. Órteses projetadas para levantar e apoiar a borda externa de seus pés podem ajudar com isso, assim como o uso de tênis de corrida de controle de movimento projetados para manter sua marcha o mais normal possível.

O que significa pronar e supinar?

Se você pronar, seus pés rolam para dentro quando você corre, torcendo o tornozelo para dentro e arriscando lesões na parte inferior das pernas e nas articulações. Esta é uma condição muito comum que afeta um grande número de pessoas em todo o mundo.

Se você supinar, é o oposto. Seus pés rolam para fora quando você corre, o que também torce o tornozelo e causa danos à parte inferior das pernas e articulações.

Ambos têm efeitos muito semelhantes, apesar de serem opostos, e ambos podem ser corrigidos com sapatos de controle de movimento.

Conclusão

Muitas pessoas sofrem dessa condição comum, o que significa que suportes e ajudas para essa condição são extremamente comuns e fáceis de encontrar. Não há nada com que se preocupar, já que você poderá encontrar facilmente sapatos projetados para ajudar com a pronação excessiva ou insuficiente, seja qual for o seu problema.

Se quiser conhecer outros artigos semelhantes a O que é pronação? pode visitar a categoria Trabalho e Saúde.

Índice
  1. O que significa pronação?
  2. Como faço para saber minha pronação?
  3. Diferença entre overpronation e underpronation
  4. O que significa pronar e supinar?
Go up